Se você tem seu próprio negócio ou está começando no mundo do empreendedorismo e tem dúvidas de como calcular os valores do seu pró-labore, esse artigo é pra você!!!
Um dos maiores problemas enfrentados atualmente pelas pequenas empresas na administração financeira é a falta de gestão dos sócios em separar as contas pessoais da empresa.
Entender a importância e o que isso representa pode ser a diferença entre o sucesso e o fechamento de uma pequena empresa.
Quando falamos de problemas na gestão, ela acontece na maioria das vezes por uma razão bem simples: falta de informação, somada a falta de rotinas financeiras e um pouco de disciplina!
SIM meus amigos! Controlar a vida financeira de uma empresa requer, além de alguns conhecimentos, rotinas e ferramentas bem importantes, capazes de mostrar ao dono do negócio o impacto de suas ações e decisões.
E a falta desses controles não permite ao empresário perceber quando, por retiradas constantes e pagamentos de contas pessoais não previstos, o caixa da empresa vai sofrendo perdas significativas.
O dinheiro “some”, e já não é mais possível auferir os números da empresa com a precisão desejada. É o início de um cenário desastroso.
Você está nessa situação? Então para tudo e vamos olhar para esses números com uma atenção AINDA maior.
Seguem algumas dicas que irão te ajudar:
-SEPARE as suas contas pessoais das contas da empresa:
Aqui é completa e absolutamente! AAAhhh mas a empresa é meu ganha pão e não posso contar com ela se precisar?
Por ser o ganha o pão é que os recursos precisam ser cuidados com atenção e disciplina, pois os mesmos não são infinitos.
Por mais que você tenha um negócio altamente rentável, se começar a gastar além da capacidade o prejuízo é final certo. Se você tem dificuldades em controlar suas finanças pessoais peça ajuda a um profissional, mentor ou algum amigo que entenda do assunto. Aqui é necessário muito BOM SENSO para definir que gastos são de quem.
-AVALIE a capacidade real da empresa:
Considere além das despesas previstas, o valor em capital de giro que a empresa precisa para manter suas operações com tranquilidade por um período de tempo e o mercado que a mesma está inserida.
-DEFINA o valor de cada sócio:
Considere a função exercida pelos mesmos e o quanto a empresa teria de custo se precisasse contratar um profissional que desempenhasse as mesmas funções.
Com essas medidas, você conseguirá estipular um valor de pró-labore com mais segurança, zelando pela saúde financeira do seu negócio.
Acredite, muitas vezes um negócio altamente rentável e lucrativo acaba falindo por falta de gestão financeira.
Por isso a importância de manter seus recursos controlados e bem geridos.
Rotinas, ferramentas e muita disciplina são o segredo para manter as contas no azul e o crescimento financeiro da empresa.
Se você precisa de um suporte para controlar, ajustar ou resolver totalmente seus problemas de gestão administrativa e financeira, entre em contato que teremos prazer em lhe ajudar a garantir a saúde e longevidade de seu negócio.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil e nos vemos nas próximas dicas da +Gestão.